Clique aqui para visitar a página inicial do EUFIC
Segurança E Qualidade Alimentar
Tecnologia Alimentar
Food Risk Communication
Nutrição
Saúde E Estilo De Vida
Doenças Relacionadas Com A Alimentação
Perspectivas dos consumidores
(Apenas em Inglês)
Estímulo à reflexão
(Apenas em Inglês)
Iniciativas da União Europeia
(Traduzido parcialmente)
Destaques
Balanço energético

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.



FOOD TODAY 01/2001

O correcto armazenamento dos alimentos no frigorífico

Food TodayO armazenamento refrigerado é uma forma importante de manter os alimentos em bom estado. O frio ajuda a conservar os alimentos frescos e a retardar o aparecimento e desenvolvimento da maioria dos microrganismos nocivos. Para além de que não altera as características dos nossos alimentos.

A temperatura ideal de um frigorífico é de 5ºC a nível das prateleiras do meio, sendo que a temperatura não é igual em todo o frigorífico. Tirar partido das diferentes temperaturas existentes, permite assegurar um armazenamento optimizado dos seus produtos alimentares.

O ponto mais frio do frigorífico é na prateleira do fundo logo acima das gavetas dos legumes (2ºC). Este será o local indicado para colocar carne e peixe frescos. Assim sendo, estaremos a evitar o gotejamento sobre outros alimentos.

Coloque os ovos, leite e derivados, restos de refeições, bolos e os produtos que mencionam na embalagem “refrigerar depois de aberto” nas prateleiras do meio (4-5ºC) e nas de cima (8ºC). As gavetas inferiores (até 10ºC) são intencionalmente concebidas para manter os legumes e frutas que podem ficar danificadas com temperaturas inferiores. Os compartimentos ou prateleiras das portas são o local menos refrigerado do frigorífico (10-15ºC) sendo idealizadas para armazenar produtos que exigem apenas um ligeiro arrefecimento, incluindo as bebidas, mostarda ou a manteiga.

Não aconselhável colocar demasiados alimentos no frigorífico. Quando cheio, até ao ponto de não existir mais espaço entre os diferentes alimentos, o ar não consegue circular e a distribuição da temperatura ficará afectada. Se houver a formação e acumulação de gelo o frigorífico não funcionará eficazmente. Adicionalmente, o gelo retira espaço para a colocação dos alimentos. É aconselhável descongelar o frigorífico regularmente, utilizando água quente com um pouco de vinagre para eliminar odores desagradáveis.

Relembre que alguns alimentos não necessitam de refrigeração e, em alguns casos podem até mesmo perder qualidades se mantidas no frigorífico. Este é o caso, por exemplo, de frutas exóticas, tomate, feijão, pepino e abóboras. O pão também se deteriora mais rapidamente se mantido no frigorífico. As frutas e os legumes que precisam de amadurecer devem ser mantidos à temperatura ambiente.

No verão temos de regular a temperatura do frigorífico para valores mais frios do que os necessários durante o inverno. Certifique-se que as portas estão sempre bem fechadas. Estas só devem ser abertas quando necessário e fechadas o mais rapidamente possível.

Embrulhe ou tape os alimentos de modo a evitar perdas de frescura e de sabor. As sobras ou restos devem ser colocadas em recipientes limpos, de baixa profundidade e tapados. Não devem ser colocadas grandes quantidades de alimentos quentes no frigorífico, já que isso irá implicar um aumento da temperatura; é preferível deixá-los, um pouco, à temperatura ambiente, até arrefecerem (lembre-se que qualquer alimentos cozinhado deve ser colocado no frigorífico dentro de um período de duas horas após ter sido servido).

É importante não esquecer a regra “o que primeiro entra no frigorífico, primeiro deve saiar”. Quando arrumar os alimentos no frigorífico, coloque os produtos recém adquiridos atrás dos que já lá existiam. Este método ajuda, a assegurar que consumimos os alimentos antes de expirar a data de validade e assim, a reduzir a quantidade de comida deitada fora.

Tenha em atenção que os alimentos são mantidos frescos e seguros no frigorífico apenas durante o tempo indicado no rótulo da embalagem. Se tiver dúvidas sobre um alimento, ou de há quanto tempo ele se encontra no frigorífico é melhor deitá-lo fora. Ter um termómetro no interior do frigorífico é também muito útil, uma vez que assim sendo, pode ter sempre a certeza que o seu frigorífico mantém a temperatura adequada.

SOBRE O EUFIC
O European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar) é uma organização sem fins lucrativos, que fornece informação científica sobre segurança e qualidade alimentar, nutrição e saúde, aos meios de comunicação, profissionais de nutrição e saúde, educadores e líderes de opinião pública, de uma forma facilmente compreensível pelos consumidores.

Ler mais
A última actualização deste site foi efectuada em 27/08/2014
Ver todos os resultados da procura