Clique aqui para visitar a página inicial do EUFIC
Segurança E Qualidade Alimentar
Tecnologia Alimentar
Food Risk Communication
Nutrição
Saúde E Estilo De Vida
Doenças Relacionadas Com A Alimentação
Perspectivas dos consumidores
(Apenas em Inglês)
Estímulo à reflexão
(Apenas em Inglês)
Iniciativas da União Europeia
(Traduzido parcialmente)
Destaques
Balanço energético

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.



FOOD TODAY 12/2008

Rotulagem Nutricional – Como, Onde e Porquê?

Food TodayNuma tentativa de minimizar a taxa de doenças relacionadas com a alimentação, o governo e a indústria alimentar promoveram a rotulagem nutricional, de modo a ajudar o consumidor a fazer escolhas mais informadas e saudáveis. O projecto FLABEL (Food Labelling to Advance Better Education for Life - Rotulagem dos alimentos para uma melhor educação para a vida), financiado pela UE, irá avaliar o estado da situação actual e desenvolver melhores orientações práticas para investigações e políticas futuras.

O assunto

Os consumidores, através da UE, são confrontados com o aumento da variedade de produtos alimentares, especialmente dos processados e embalados. Consequentemente, com o estilo de vida actual é cada vez mais difícil fazer escolhas saudáveis e bem informadas, quando se corre pelos corredores do supermercado. A rotulagem nutricional é um guia rápido de informação ao consumidor sobre o conteúdo nutritivo dos diferentes produtos, embora o uso e os efeitos reais sobre a composição do cesto de compras seja ainda desconhecido. Adicionalmente, os diferentes formatos já em uso (tabela nutricional, método do semáforo, doses diárias recomendadas, logos de saúde, etc.) estimulam comportamentos diferentes.

De forma a considerar a potencial rotulagem nutricional como uma fonte de informação nutricional, o pequeno projecto colaborativo FLABEL irá examinar os aspectos que relacionam a disponibilidade do rótulo com os efeitos sobre a ingestão dietética. O FLABEL é financiado pelo sétimo programa-quadro da UE.

O Projecto

A Investigação consórcio FLABEL envolve 12 parceiros (académicos, organizações não governamentais (ONGs), retalhistas) de 8 países europeus, elevando juntos a especialização em matéria de nutrição, comportamento do consumidor, estudos económicos e de mercado.

Começando pela avaliação da rotulagem nutricional actual praticada nos 27 países da UE e Turquia, FLABEL tem objectivos específicos em revelar se a informação nutricional dos rótulos dos alimentos está exercendo efeito sobre as escolhas alimentares dos consumidores, e se os efeitos diferem entre grupos de consumidores. Sobre este fundo, as estratégias objectivas deste programa são:

  • Determinar como a informação nutricional dos rótulos dos alimentos pode afectar as escolhas alimentares, os hábitos dos consumidores e os assuntos de saúde relacionados com os alimentos, pelo desenvolvimento e aplicação de quadro de interpretação, que inclui os rótulos e os outros factores/influências.
  • Fornecer as bases científicas no uso da informação nutricional dos rótulos alimentares, incluindo os princípios científicos de avaliação do impacto dos diferentes sistemas de rotulagem dos alimentos, para ser partilhado entre as instituições da UE, indústrias alimentares, especialmente pequenas e médias empresas (PMEs) e outras entidades interessadas.

Conclusão

  1. Em toda a UE um mapa das informações nutricionais sobre os rótulos alimentares, demonstra em que medida a rotulagem nutricional está actualmente disponível nas diferentes partes da UE.
  2. Conhecimentos sobre a forma como os consumidores tornam-se realmente consciente dos alimentos e da leitura dos seus rótulos, apelativos e informativos, e a melhor forma de encontrar um equilíbrio entre simples e completo da informação nutricional, facilita uma escolha livre e esclarecida.
  3. A informação usada na actual rotulagem nutricional, no “mundo real”, é baseada em observações no interior da loja e dos retalhistas, levando que os conhecimentos sólidos de nutrição moldam os comportamentos e padrões de consumo dos consumidores.
  4. Evidências de como os consumidores formam a sua opinião acerca dos produtos saudáveis e como a informação da rotulagem nutricional pode interagir com outras informações deste processo, incluindo os media, publicidade e educação escolar.
  5. Evidências de como a rotulagem nutricional pode criar uma influência positiva na ingestão dietética das crianças, baseada no papel que a informação nutricional dos rótulos desempenha no processo de tomada de decisão das famílias com crianças.
  6. Investigações baseadas nas melhores práticas propostas para a rotulagem nutricional, testados numa loja do mundo real.
  7. O conjunto dos melhores métodos práticos de avaliação do impacto da rotulagem nutricional sobre as escolhas alimentares dos consumidores.

Os resultados gerados pelo projecto FLABEL serão divulgados ao público e serão estabelecidas bases científicas sobre a divulgação, uso e efeitos da rotulagem nutricional na UE, tendo em consideração as preocupações de todas as partes interessadas.

Mais informações
www.flabel.org
FLABEL - Food Labelling to Advance Better for Life – projecto de investigação financiado pelo Sétimo Programa-Quadro da UE (contrato nº211905).

FLABEL

SOBRE O EUFIC
O European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar) é uma organização sem fins lucrativos, que fornece informação científica sobre segurança e qualidade alimentar, nutrição e saúde, aos meios de comunicação, profissionais de nutrição e saúde, educadores e líderes de opinião pública, de uma forma facilmente compreensível pelos consumidores.

Ler mais
A última actualização deste site foi efectuada em 01/09/2014
Ver todos os resultados da procura