Clique aqui para visitar a página inicial do EUFIC
Segurança E Qualidade Alimentar
Tecnologia Alimentar
Food Risk Communication
Nutrição
Saúde E Estilo De Vida
Doenças Relacionadas Com A Alimentação
Perspectivas dos consumidores
(Apenas em Inglês)
Estímulo à reflexão
(Apenas em Inglês)
Iniciativas da União Europeia
(Traduzido parcialmente)
Destaques
Balanço energético

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.



FOOD TODAY 05/2007

Aprender a viver de forma saudável – Desenvolvimento de uma estratégia de intervenção europeia

Food TodayO IDEFICS – identificação e prevenção dos efeitos dos hábitos alimentares e de estilos de vida na saúde infantil, é um recente estudo epidemiológico multicêntrico pan-europeu, com 5 anos de duração, criado pela Comissão Europeia. Dirigido a crianças dos 2 aos 10 anos de idade, ambiciona compreender a origem multifactorial do excesso de peso e da obesidade infantil, conseguindo prevenir este problema, assim como outros distúrbios a ele associados.
As consequências a longo prazo, do recente e dramático aumento da prevalência do excesso de peso e de obesidade infantil em toda a Europa são ainda desconhecidas. No entanto, as previsões dos especialistas indicam para um aumento, tanto a nível da população infantil como da adulta, da prevalência da síndrome metabólica (também designada de síndrome X ou síndrome de insulino-resistência, que consiste num conjunto de condições, tais como a obesidade abdominal, alterações dos níveis de gorduras e/ou açúcar no sangue e/ou hipertensão arterial), assim como, de complicações associadas, como a Diabetes tipo II e doenças cardiovasculares.
 
De modo a avaliar e contrariar o aumento destas complicações , é necessária uma melhor compreensão das causas e do modo como a cultura, os factores sócio-económicos e os estilos de vida da população europeia podem interferir com o peso corporal, ou ainda, como os hábitos de vida saudáveis podem ser transmitidos e como podem influenciar as mudanças comportamentais. Assim sendo, são necessárias soluções que possam ser aplicadas na Europa e que sejam, simultaneamente, culturalmente adaptáveis.
 
Melhor Compreensão
 
O estudo IDEFICS tem duas linhas principais de actividade. A primeira visa melhorar a compreensão, a nível europeu, dos factores alimentares, ambiente social e dos estilos de vida, que possam afectar a saúde das crianças. Para este efeito, no início do projecto, serão elaborados, em larga escala, inquéritos dirigidos a crianças em idade pré-escolar (2-4 anos) e escolar (6-8 anos) em nove centros, para estabelecer uma linha de base, e, novamente, após um ano e meio de intervenção. Um terceiro levantamento será efectuado após 2 anos, de modo a analisar um conjunto específico de variáveis. Com estes levantamentos, vai ser recolhida uma grande quantidade de informação, através de questionários, preenchidos pelos pais e médicos, assim como através de medições de marcadores biológicos nas crianças. Desta forma, espera-se a participação de um total de 17.000 crianças no estudo principal, parte dos quais farão parte de sub-grupos que fornecerão informações adicionais mais detalhadas, para estudos posteriores.
 
Métodos apropriados de intervenção
 
A segunda linha de intervenção vai desenvolver, implementar, avaliar e validar abordagens específicas de intervenção, destinadas a reduzir a prevalência de doenças e outras perturbações relacionadas com os hábitos alimentares e estilos de vida. Para tal, módulos padronizados de intervenção, culturalmente adaptados, vão ser implementados em oito centros, sendo que, cada área de intervenção vai ser comparada com uma área não intervencionada. Será utilizada uma abordagem multifacetada que inclui, hábitos alimentares, actividade física e estratégias de combate ao stress, dando especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como por exemplo classes mais baixas, as famílias monoparentais e de imigrantes. Começando nos jardins-de-infância e escolas primárias, as actividades vão ter incidência a diversos níveis: na comunidade, escolas, lar e no próprio indivíduo. Todos os programas serão avaliados de forma extensiva, em relação ao seu efeito, custos e aspectos práticos do seu desenvolvimento, viabilidade e aceitação.
 
Um vasto leque de especialistas
 
A coordenação do projecto é realizada pelo Bremen Institute for Prevention Research and Social Medicine (Universidade de Bremen, na Alemanha), que possui especialistas em epidemiologia, biometria, nutrição, saúde pública e ciências sociais. Os seus parceiros contribuem com um vasto leque de especialidades para o projecto, incluindo psicologia, pediatria, genética, ciências da alimentação  e nutrição,  análise sensorial, actividade física, bioética, filosofia política, saúde pública e ciências do consumidor.
 
Resultados Esperados
 
Os parceiros do projecto comprometem-se, dentro de 5 anos, a fornecer informações úteis e práticas para ajudar as crianças a seguirem estilos de vida saudáveis, diminuindo o risco de obesidade e de outros problemas associados, tanto na infância como na idade adulta. Estas informações devem incluir:
  • Dados sobre a prevalência de doenças relacionados com os hábitos alimentares e estilos de vida, e os seus principais factores de risco, apresentados num formato que permita comparações à escala europeia.
  • Informações sobre os factores de risco e causas que conduzem aos mesmos, incluindo biomarcadores de exposição e efeito, e factores genéticos
  • Conhecimento sobre os factores internos e externos responsáveis pelas escolhas alimentares na população infantil
  • intervenções de estratégias eficazes, que tenham em consideração as diferenças culturais, e que sejam de fácil implementação na Europa, em larga escala
  • Orientações nutricionais, comportamentais e as implicações éticas para os políticos, profissionais de saúde e os demais interessados.
Para mais informações consulte: www.ideficsstudy.eu
 
Referências
  1. Identification and prevention of Dietary- and lifestyle-induced health EFfects In Children and Infants (IDEFICS). European Commission Sixth Framework Programme. Contract n° 016181 (FOOD)
Podcasts relacionados
Eating behaviour, Physical activity, Food-related diseases, Child nutrition, Food Choice
SOBRE O EUFIC
O European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar) é uma organização sem fins lucrativos, que fornece informação científica sobre segurança e qualidade alimentar, nutrição e saúde, aos meios de comunicação, profissionais de nutrição e saúde, educadores e líderes de opinião pública, de uma forma facilmente compreensível pelos consumidores.

Ler mais
A última actualização deste site foi efectuada em 23/04/2014
Ver todos os resultados da procura