Clique aqui para visitar a página inicial do EUFIC
Segurança E Qualidade Alimentar
Tecnologia Alimentar
Food Risk Communication
Nutrição
Saúde E Estilo De Vida
Doenças Relacionadas Com A Alimentação
Perspectivas dos consumidores
(Apenas em Inglês)
Estímulo à reflexão
(Apenas em Inglês)
Iniciativas da União Europeia
(Traduzido parcialmente)
Destaques
Balanço energético

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.



FOOD TODAY 07/2004

Diabetes e “Diabesidade”

Food TodayExistem dois tipos principais de diabetes: o tipo I e II. A incidência de ambos os tipos tem vindo a aumentar nos adultos em todo o mundo. Recentemente, também tem sido descrito um aumento da diabetes tipo II em crianças. O que está por trás deste fenómeno preocupante e o que pode ser feito?
Pessoas com diabetes não tratadas podem apresentar níveis sanguíneos de glicose (açúcar no sangue) duas a três vezes maior que o normal. Na diabetes tipo I, esta situação deve-se à falta de insulina - hormona produzida pelo pâncreas com a função de transportar a glicose para os músculos e outros tecidos. Na diabetes tipo II, a insulina é geralmente produzida em abundância, mas os músculos, que normalmente respondem absorvendo a glicose para a produção de energia ou para o seu armazenamento, tornam-se resistentes à insulina, resultando num aumento do nível de glicose no sangue.
 
Diabetes tipo I ou insulino-dependente
 
A diabetes tipo I surge tipicamente em crianças e é causada pela destruição das células produtoras de insulina do pâncreas, devido a uma resposta auto imune. O porquê deste fenómeno ainda não bem compreendido, contudo, aqueles que apresentem uma maior susceptibilidade genética tenham um risco maior, tendo sido sugerido que infecções virais podem desencadear o processo. Este tipo de diabetes, também conhecida como diabetes insulino-dependente, é normalmente tratado com injecções regulares de insulina.
 
Diabetes tipo II
 
Anteriormente referida como sendo a diabetes não-insulino-dependente, a diabetes tipo II era encontrada apenas em pessoas de meia-idade ou mais velhas. No entanto, recentemente, o número de casos aumento em todas as faixas etárias, e cada vez mais são diagnosticadas em pacientes mais jovens, especialmente em crianças e adolescentes obesos1. Isto é verdade tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento. Este aumento da incidência é preocupante, pois as crianças não deveriam sofrer desta doença, sendo que pode ser evitada tomando medidas preventivas2.
 
Resistência à insulina
 
Quando os músculos se tornam insensíveis ou resistentes à insulina, perdem a capacidade de absorver a glicose circulante no sangue. O pâncreas responde produzindo mais insulina para compensar. Quando o pâncreas já não consegue responder à crescente demanda por insulina, o nível de glicose no sangue aumenta e a diabetes pode ocorrer. Então, o que está na origem da resistência à insulina?
 
Diabesidade
 
Já há muito tempo se sabe que o excesso de peso e a obesidade podem conduzir a uma diabetes tipo II, sendo que, na verdade, a obesidade é um estado de resistência à insulina. As pessoas com obesidade central, na qual a gordura se acumula em volta da cintura, têm um maior risco de se tornarem resistentes à insulina. Não é coincidência que os casos de diabetes tipo II têm vindo a aumentar, acompanhando a tendência global de aumento de excesso de peso e obesidade, tanto assim que a diabetes tipo II é chamada de “diabesidade”.
 
Um estilo de vida saudável
 
As medidas essenciais tanto para a prevenção como para o tratamento da “diabesidade” são a perda de peso e a exercício física regular2. Mesmo uma moderada perda de peso está relacionada com uma redução significativa na resistência à insulina, melhorando a habilidade do organismo em lidar com a glicose e o metabolismo em geral. A prática de actividade física também proporciona um duplo benefício: não só desempenha um papel fundamental no controlo de peso, mas também melhora a sensibilidade à insulina e os níveis de absorção de glicose, especialmente nos músculos.
 
Diabetes Maternal
 
Existem também evidências convincentes que afirmam que a diabetes maternal, incluindo a diabetes gestacional, desenvolvida na mão durante a gravidez, aumenta a probabilidade da criança vir a sofrer de diabetes tipo II. Dado que a obesidade constitui um importante factor de risco para a diabetes gestacional, passível de alteração, a prevenção da obesidade nas mulheres em idade fértil é uma medida preventiva essencial1.
 
A prioridade é a prevenção
 
A diabetes é uma doença debilitante, que aumenta o risco de padecer de doença cardíaca, problemas circulatórios e hipertensão. O aumento da prevalência de diabetes tipo II ou “diabesidade” em crianças é particularmente preocupante. A prevenção, a partir de uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável 2,3, dever ser a prioridade máxima, devendo focar na redução:
  • Do risco, incidência e consequências da diabetes tipo II nos adultos vulneráveis,
  • Do excesso de peso e obesidade entre crianças e jovens
Referências
  1. Drake AJ, Smith A Betts PR Crowne EC Shield JP (2002) Type 2 diabetes in obese white children. Archives of Diseases in Childhood. 86 (3):207-208
  2. Gahagan S and Silverstein (2003) Prevention and treatment of type 2 diabetes mellitus in children, with special emphasis on American Indian and Alaska Native children. Pediatrics 112(4). Available at www.pediatrics.org
  3. Tuomilehto J, Lindstrom J, Eriksson J G, et al. Prevention of type 2 diabetes mellitus by changes in lifestyle among subjects with impaired glucose tolerance. N Engl J Med 2001 May 3;344(18):1343-50.
SOBRE O EUFIC
O European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar) é uma organização sem fins lucrativos, que fornece informação científica sobre segurança e qualidade alimentar, nutrição e saúde, aos meios de comunicação, profissionais de nutrição e saúde, educadores e líderes de opinião pública, de uma forma facilmente compreensível pelos consumidores.

Ler mais
A última actualização deste site foi efectuada em 01/09/2014
Ver todos os resultados da procura