Clique aqui para visitar a página inicial do EUFIC
Segurança E Qualidade Alimentar
Tecnologia Alimentar
Food Risk Communication
Nutrição
Saúde E Estilo De Vida
Doenças Relacionadas Com A Alimentação
Perspectivas dos consumidores
(Apenas em Inglês)
Estímulo à reflexão
(Apenas em Inglês)
Iniciativas da União Europeia
(Traduzido parcialmente)
Destaques
Balanço energético

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.



FOOD TODAY 09/2001

O homem, a Dieta e a Saúde

Food TodayEnquanto a mulher enfrenta a gravidez e a osteoporose, os homens apresentam também as suas preocupações em relação à sua saúde. Neste artigo vão ser apresentadas os três problemas mais comuns nos homens e os conselhos nutricionais que os podem ajudar a prevenir.

Doença cardíaca
Uma das maiores causas de morte nos países ocidentais é a doença coronária, correspondendo  a um valor entre um terço e metade das mortes da população masculina. Esta é causada pela obstrução das artérias que circundam o coração e pelo endurecimento das suas paredes. Muitos factores, incluindo o fumar, os diabetes não controlados, a falta de actividade física e factores hereditários, parecem aumentar o risco desta patologia. O facto de se apresentar excesso de peso ou de ter um consumo excessivo de gordura animal também parece estar relacionado.

Substituir a gordura animal saturada por óleos vegetais insaturados, consumir alimentos integrais, pescado azul, alho e cinco ou mais porções de fruta e vegetais, por dia, pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca, tal como a manter um peso corporal saudável. Algumas destas estratégias são benéficas para a redução da deterioração das paredes artérias, umas porque aumentam a fluidez do sangue e outras porque baixam o colesterol, reduzindo a sua deposição nas paredes dos vasos sanguíneos.

Problemas de próstata
O cancro da próstata é um dos tumores fatais mais comuns nos homens com mais de 55 anos. Com um tamanho e uma forma semelhante a uma castanha, a próstata situa-se atrás da uretra, que transporta a urina da bexiga para o exterior. Embora ainda não se tenha provado, aumentar o consumo de tomate e produtos de soja comporta benefícios para a saúde.

Um estudo realizado durante seis anos, com 48.000 profissionais de saúde, conduzido pela Escola Médica de Harvard, descobriu que os homens que consomem tomate mais do que duas vezes por semana apresentam uma diminuição de 34% no risco de ter cancro da próstata, comparando com os homens que não comiam. Este facto mostra que este efeito se deve à elevada quantidade de licopeno, um carotenóide vermelho da família do beta-caroteno, existente no tomate.

Outra descoberta interessante é que no Japão existem apenas 4 mortes em cada 100.000 homens, com cancro da próstata, enquanto que nos países ocidentais existem 17 mortes em cada 100.000. Alguns cientistas especulam que se deve à elevada ingestão de produtos à base de soja. Investigadores sugerem que estes alimentos, que contêm estrogénios vegetais, reduzem a actividade da hormona envolvida no desenvolvimento do cancro da próstata.

Tensão arterial elevada
A tensão arterial elevada, ou hipertensão, aumenta o risco de doença cardíaca, angina de peito e trombose. Esta deve-se em parte a factores hereditários, mas também é afectada pelos hábitos de vida. Tanto os homens como as mulheres podem ter este problema, mas este é com toda a certeza um grande problema de saúde para o homem. Os hipertensos devem perder peso e reduzir a quantidade de álcool ingerida, tal como não devem adicionar sal aos alimentos durante a confecção, ou na mesa, e devem escolher pratos produtos pré-preparados reduzidos em sal.

Lidar com uma tensão arterial elevada não implica apenas cortar com certos alimentos, mas também consumir maiores quantidades de outros. Está estimado que um aumento de 2,3-3,1g de potássio por dia pode reduzir as mortes causadas por hipertensão, em mais de 25%. Esta quantidade de potássio pode ser encontrada na banana, num grande copo de sumo de laranja ou numa porção individual de frutas ou vegetais.

Referências
  • E. Giovannucci et al. Intake of carotenoids and retinol in relation to risk of prostate cancer. J Nat. Cancer Inst., 87, 1767 - 1776 (1995)
  • Setchell KDR. Phytoestrogens: the biochemistry, physiology and implication for human health of soy isoflavones. Am J Clin Nutr. 1998:68 (suppl): 1333S-46S
  • Department of Health, Report on Health and Social Subjects 41. Dietary Reference Values for Food Energy and Nutrients for the United Kingdom.
SOBRE O EUFIC
O European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar) é uma organização sem fins lucrativos, que fornece informação científica sobre segurança e qualidade alimentar, nutrição e saúde, aos meios de comunicação, profissionais de nutrição e saúde, educadores e líderes de opinião pública, de uma forma facilmente compreensível pelos consumidores.

Ler mais
A última actualização deste site foi efectuada em 22/08/2014
Ver todos os resultados da procura