Clique aqui para visitar a página inicial do EUFIC
Segurança E Qualidade Alimentar
Tecnologia Alimentar
Food Risk Communication
Nutrição
Saúde E Estilo De Vida
Doenças Relacionadas Com A Alimentação
Perspectivas dos consumidores
(Apenas em Inglês)
Estímulo à reflexão
(Apenas em Inglês)
Iniciativas da União Europeia
(Traduzido parcialmente)
Destaques
Balanço energético

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.



FOOD TODAY 07/2007

Conhecer melhor as escolhas e preferências alimentares dos adolescentes da Europa

Food TodayO estudo HELENA (Healthy Lifestyle in Europe by Nutrition and Adolescents) fornece novos dados sobre os hábitos alimentares e o estilo de vida dos jovens de cinco países, e revela semelhanças incríveis e diferenças significativas, dentro da Europa.
O estudo HELENA é um projecto de 3 anos, financiado pela UE, destinado a compreender os hábitos nutricionais e os estilos de vida dos jovens dos 13 aos 16 anos de dez países europeus (para saber mais sobre os objectivos gerais deste estudo, veja Food Today nº 49 – Junho 2005).
 
Fase inicial do projecto
 
O consumo alimentar é influenciado pelas percepções e atitudes relacionadas com a nutrição e a saúde, tal como as escolhas e preferências alimentares. Na primeira fase do estudo HELENA investigaram-se estes parâmetros, utilizando-se estudos qualitativos, para compreender o comportamento dos indivíduos e as razões que regem este comportamento, nos cinco países participantes (Bélgica, Hungria, Espanha, Suécia, Reino Unido).
 
Método
 
Um total de 304 participantes, jovens estudantes a tempo inteiro de cinco países, foram distribuídos uniformemente de acordo com o sexo e a faixa etária (13-14 e 15-16 anos), em 44 grupos de discussão. Estes participaram em debates com diversos temas, liderados por um moderador experiente que dispunha de um guia para os debates, traduzido para os idiomas de cada país.
 
Os participantes foram especificamente questionados acerca dos principais factores (a partir de uma lista de possibilidades), que determinavam as suas escolhas alimentares ou refeições, ao longo de todo o dia.
 
Resultados
 
Petiscar entre as refeições principais é universal
A frequência das refeições e as escolhas alimentares dentro de cada refeição, varia entre países. Três refeições diárias, com lanches entre as refeições principais, são usuais na maioria dos países, excepto Espanha, onde os adolescentes fazem 3 a 5 refeições por dia acrescidas dos lanches. Os lanches entre as refeições são um fenómeno que ocorre em todos os países, especialmente depois da escola.
 
O sabor é o factor determinante na escolha dos alimentos
Constataram-se muitas semelhanças entre os países, quando se observam as influências que determinam as escolhas alimentares. O sabor é de longe o factor mais importante em todas as refeições e em todos os países. Outros factores de semelhança são a influência dos pais, especialmente ao pequeno-almoço e ao jantar, a importância dada à saúde (mais pela parte dos pais, do que pelos próprios participantes) e a comodidade.
 
Apesar das influências habituais nas escolhas alimentares em todos os países, especialmente no pequeno-almoço e lanches, este factor tem especial relevância na Bélgica e Espanha e menos importância na Hungria e Reino Unido. Na Suécia, a influência da escola é mais significativa no pequeno-almoço e almoço. A pesar de que la costumbre influye en la elección de alimentos en todos los países, sobre todo a la hora del desayuno y en el caso de los refrigerios, este factor tiene mayor relevancia en Bélgica y España, y menos en Hungría y el Reino Unido.
 
Obstáculos para uma alimentação saudável 
Os jovens que participaram neste estudo compreendiam a importância de fazer uma alimentação saudável e estavam conscientes de que nem sempre comiam como deviam. Para estes, o problema de uma alimentação saudável, é que esta é muito “chata” e pouco apetitosa, não enche quando eles têm fome, supõe demasiado esforço e é cara.
 
Aparentemente, estes jovens não estavam preocupados se os seus hábitos alimentares e estilo de vida eram pouco adequados. Apesar de terem alguns conhecimentos sobre nutrição e saúde, muitos dos seus comentários implicavam que estes não os colocavam na prática, provavelmente devido a conceitos errados e à falta de conhecimentos sobre alimentação.
 
E agora?
 
Os resultados obtidos destes grupos de discussão serão usados para desenvolver um questionário para obter informações quantitativas, sobre as influências e as preferências alimentares entre adolescentes de dez países (Áustria, França, Alemanha, Grécia e Itália, para além dos cinco países do estudo). Os aperitivos, as bebidas e os hábitos e atitudes relacionados com a alimentação, nutrição e saúde, merecerão especial atenção. A informação que se recolher facilitará a elaboração de alimentos mais saudáveis, que satisfaçam os gostos e o apetite dos adolescentes e que contribuam para vencer as barreiras existentes que impedem que estes jovens tenham uma alimentação saudável.
 
Referências
  1. Gilbert C.C., Sanchez M.J., Lehoux C., Hegyi A., Åström A., Hall G., Merino G., Masson A., Fontaine L., Kuti T. (2007) Qualitative research investigating food choices and preferences of adolescents in Europe. Abstract and poster on behalf of the HELENA study group http://www.helenastudy.com/
 
The HELENA study takes place with the financial support of the European Community (Contract FOOD-CT-2005-007034). The content of this notice reflects only the author’s views and the Community is not liable for any use that may be made of the information contained therein.
SOBRE O EUFIC
O European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar) é uma organização sem fins lucrativos, que fornece informação científica sobre segurança e qualidade alimentar, nutrição e saúde, aos meios de comunicação, profissionais de nutrição e saúde, educadores e líderes de opinião pública, de uma forma facilmente compreensível pelos consumidores.

Ler mais
A última actualização deste site foi efectuada em 24/07/2014
Ver todos os resultados da procura