Clique aqui para visitar a página inicial do EUFIC
Segurança E Qualidade Alimentar
Tecnologia Alimentar
Food Risk Communication
Nutrição
Saúde E Estilo De Vida
Doenças Relacionadas Com A Alimentação
Perspectivas dos consumidores
(Apenas em Inglês)
Estímulo à reflexão
(Apenas em Inglês)
Iniciativas da União Europeia
(Traduzido parcialmente)
Destaques
Balanço energético

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.



FOOD TODAY 07/2007

Novo Sistema para Assegurar a Segurança da Utilização de Produtos Químicos

Food TodayNo nosso quotidiano, estamos expostos a milhares de químicos, alguns benéficos para a saúde (como os principais componentes dos alimentes), mas outros (presentes na alimentação ou no próprio ambiente) podem-nos ser prejudiciais. A probabilidade de efeitos adversos para a saúde a partir destas substâncias, depende da magnitude, frequência e duração da exposição.
As análises técnicas tornaram-se mais sofisticadas e, portanto, é possível detectar um número cada vez maior de produtos químicos nos nossos alimentos, sejam eles naturais ou sintéticos, mesmo quando presentes em concentrações muito reduzidas. Contudo, esta informação não é necessariamente útil, a não ser que consigamos perceber quão prejudiciais são estas substâncias. De forma a compensar a falta de registo toxicológico para estas novas substâncias, foi desenvolvido um sistema para avaliar a sua potencial toxicidade: Limiar de toxicidade (Threshold of Toxicological Concern: TTC). Este sistema permite definir prioridades para a avaliação dos produtos químicos.
 
O conceito
 
Para a maior parte dos produtos químicos, existe um nível, abaixo do qual, não existem efeitos adversos à saúde. Esta situação verifica-se, uma vez que o corpo humano possui mecanismos de eliminação da maioria das substâncias indesejadas, assim como de reparação das lesões nas células e tecidos. Contudo, se uma substância química for consumida em quantidades superiores ao que o organismo consegue suportar, podem então, surgir efeitos nocivos para a saúde. O TTC utiliza este conceito para definir o limite de exposição a um produto químico com uma estrutura conhecida, abaixo do qual não existem riscos consideráveis para a saúde humana.
 
Testes de Toxicidade
 
Actualmente, a avaliação completa da toxicidade de produtos químicos particulares é muito extensiva. Pode envolver estudos de exposições de curto e longo termo, ou testes acerca dos efeitos sobre os diversos sistemas do organismo (como sistema nervoso, imunológico ou reprodutor). Qualquer impacto no crescimento e desenvolvimento tem de ser levado em conta, assim como a potencial capacidade de uma substância lesar o ADN ou causar cancro. Estão disponíveis dados toxicológicos completos para várias substâncias químicas, contudo podem não existir quaisquer informações para as novas substâncias ou para aquelas que são menos conhecidas, e é nesta medida que o TTC pode ser uma grande ajuda.
 
Categorias de produtos Químicos com Toxicidades Semelhantes
 
A existência do TTC é possível graças ao facto de produtos químicos com estruturas semelhantes pertencentes à mesma categoria ou grupo, apresentarem níveis semelhantes de toxicidade no organismo. Por outras palavras, tornam-se tóxicos com o mesmo nível de consumo. Bases de dados de análises toxicológicas extensivas revelam a existência de 3 grandes categorias de químicos, segundo a sua estrutura, classificando-os em baixa, moderada e elevada toxicidade. Isto significa que para cada categoria de produtos químicos é possível calcular o limiar toxicológico geral, ou TTC, abaixo do qual não existe risco apreciável para a saúde.
 
 Limiar geral de toxicidade relativa à Saúde Humana
 
Categoria
Descrição
TTC mg/pessoa/dia
  1. Baixa Toxicidade
Substâncias de estrutura simples para as quais o nosso organismo conta com formas eficientes de desintoxicação
1,8
  1. Moderada Toxicidade
Substâncias menos inócuas que a categoria 1, mas cujas características não sugerem toxicidade
0,54
  1. Elevada Toxicidade
Substâncias que sugerem uma toxicidade significativa ou que contêm grupos funcionais reactivos
0,09
 
O Uso do Limiar de Toxicidade
 
O TTC é útil para avaliar a estrutura química das substâncias presentes nos alimentos em baixas concentrações e para as quais não estão disponíveis dados toxicológicos. Tal situação pode ocorrer em situações em que se descobrem novos contaminantes alimentares. O tipo de substâncias que pode ser alvo de estudo inclui: contaminantes naturais ou poluentes dos solos e fúngicos, substâncias obtidas a partir da produção ou embalagem de alimentos, e substâncias produzidas durante o processamento dos alimentos.
 
Para a utilização do TTC, deverá ser possível uma avaliação fiável do consumo dos produtos químicos. O nível de ingestão é então comparado com o limiar de toxicidade e a decisão é tomada relativamente à necessidade de investigações toxicológicas complementares. Esta abordagem permite dedicar recursos suficientes a uma substância específica, dependendo do risco que representa para a saúde humana.
 
Referências
  1. S. Barlow. Threshold of Toxicological Concern (TTC) – A tool for assessing substances of unknown toxicity present at low levels in the diet. ILSI Europe Concise Monograph Series 2005:1-32.
Podcasts relacionados
Food safety, Contaminantes alimentares, Additives
SOBRE O EUFIC
O European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar) é uma organização sem fins lucrativos, que fornece informação científica sobre segurança e qualidade alimentar, nutrição e saúde, aos meios de comunicação, profissionais de nutrição e saúde, educadores e líderes de opinião pública, de uma forma facilmente compreensível pelos consumidores.

Ler mais
A última actualização deste site foi efectuada em 29/07/2014
Ver todos os resultados da procura