Clique aqui para visitar a página inicial do EUFIC
Segurança E Qualidade Alimentar
Tecnologia Alimentar
Food Risk Communication
Nutrição
Saúde E Estilo De Vida
Doenças Relacionadas Com A Alimentação
Perspectivas dos consumidores
(Apenas em Inglês)
Estímulo à reflexão
(Apenas em Inglês)
Iniciativas da União Europeia
(Traduzido parcialmente)
Destaques
Balanço energético

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.



Spotlight on... Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO)

Com sede em Roma, a FAO é outra importante organização das Nações Unidas. A missão da FAO é elevar os níveis de nutrição, melhorar a produtividade agrícola e as vidas das populações rurais, bem como contribuir para o crescimento da economia mundial. Actua também como um fórum neutro, onde vários países se podem reunir para o debate de políticas internacionais e de negociação de acordos.

Existem oito departamentos da FAO. As áreas da Segurança Alimentar e a Nutrição são da responsabilidade do Departamento da Agricultura e Defesa do Consumidor. Apesar da FAO contemplar uma ampla gama de tópicos relacionados com a alimentação, como por exemplo a composição dos alimentos, os aditivos, a educação nutricional, a avaliação de risco e garantia de qualidade, o ênfase está no auxílio a países onde a insegurança alimentar é mais prevalente. Assim sendo, o trabalho da FAO, sobrepõe-se ao do da OMS ao identificar aqueles em risco de malnutrição e ao pôr em prática políticas locais para melhorar a segurança alimentar. No entanto, a FAO tem conhecimentos especializados na produção de alimentos, no controlo de doenças de plantas e animais, assim como nas trocas comerciais.

A FAO proporciona uma série de portais na Web, onde se pode aceder a informações relacionadas com alimentos e à alimentação de diferentes países. O banco de dados FAOLEX reúne leis e regulamentos nacionais sobre alimentação, agricultura e recursos naturais renováveis. O Fórum Global sobre Segurança Alimentar e Nutrição facilita a transferência de conhecimento entre 300 profissionais da área da nutrição e alimentação dos cinco continentes. O portal internacional sobre segurança alimentar, Saúde Animal & das Plantas, agiliza o comércio e a segurança dos alimentos, proporcionando um ponto único de acesso entre as normas e legislações oficiais nacionais e internacionais. As bases de dados estatísticos da FAO são uma valiosa fonte de informações, largamente utilizada, quando as tendências do consumo de alimentos são comparadas em função do tempo e entre os diferentes países. Outras actividades da FAO incluem a publicação de tabelas de composição de alimentos (por exemplo, para os alimentos Asiáticos e Africanos) e, em colaboração com a OMS, para publicação dos pareceres científicos sobre alimentação e nutrição (por exemplo, necessidades em energia e micronutrientes). E por último, a na FAO que reside a Comissão do Codex Alimentarius.1

A associação FAO/OMS Expert Committee on Food Additives (JECFA) é uma comissão internacional de peritos científicos, administrada conjuntamente pelas duas organizações das Nações Unidas. Este comité tem-se reunido duas vezes por ano desde 1956, inicialmente para avaliar a segurança dos aditivos alimentares. Hoje, está também encarregue da avaliação de contaminantes, tóxicos naturalmente presentes e resíduos de medicamentos veterinários nos alimentos.

SOBRE O EUFIC
O European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar) é uma organização sem fins lucrativos, que fornece informação científica sobre segurança e qualidade alimentar, nutrição e saúde, aos meios de comunicação, profissionais de nutrição e saúde, educadores e líderes de opinião pública, de uma forma facilmente compreensível pelos consumidores.

Ler mais
A última actualização deste site foi efectuada em 28/08/2014
Ver todos os resultados da procura