Clique aqui para visitar a página inicial do EUFIC
Segurança E Qualidade Alimentar
Tecnologia Alimentar
Food Risk Communication
Nutrição
Saúde E Estilo De Vida
Doenças Relacionadas Com A Alimentação
Perspectivas dos consumidores
(Apenas em Inglês)
Estímulo à reflexão
(Apenas em Inglês)
Iniciativas da União Europeia
(Traduzido parcialmente)
Destaques
Balanço energético

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.



FOOD TODAY 09/2005

Filtração por membrana: Uma solução eficaz para melhorar a qualidade dos alimentos

Food TodayNa indústria de alimentos e bebidas, a separação minuciosa de partículas tem sido cada vez mais importante na produção de cerveja, sumos e muitos produtos lácteos. A filtração por membrana é um bom exemplo de tecnologia simples e eficaz, utilizada para melhorar a qualidade dos alimentos, e que tem excelentes perspectivas de futuro.
O que é uma filtração por membrana?
 
A filtração por membrana é uma técnica que utiliza uma barreira física, sob a forma de membrana porosa ou filtro, para separar as partículas num fluído. Estas partículas são separadas com base no seu tamanho e forma, utilizando para tal o efeito da pressão e membranas especialmente desenhadas para o processo, apresentando poros com diferentes diâmetros. Embora haja diferentes métodos de filtração por membrana (osmose inversa, nanofiltração, ultrafiltração e microfiltração, em ordem crescente relativamente ao diâmetro dos poros da membrana), todos eles pretendem a separação ou concentração de substâncias num líquido.
 
Principais aplicações na alimentação
 
Na Industria alimentar e de bebidas, a filtração por membrana é a mais moderna tecnologia para a clarificação, concentração, fraccionamento (separação de componentes), dessalinização e purificação de uma variedade de bebidas. É também aplicada com o objectivo de melhorar a segurança alimentar dos produtos, sem ter de recorrer a tratamentos térmicos. Alguns exemplos de produtos finais, cuja produção implica a utilização desta técnica, são os sumos de frutas e vegetais (como a maçã e a cenoura), queijos (ricotta), gelados, manteigas e leites fermentados; lacticínios desnatados ou com baixo teor em lactose; leite microfiltrado; cervejas, vinhos e cidras sem álcool, etc.
 
Queijo
 
A ultrafiltração do leite representa a primeira verdadeira inovação na história da confecção do queijo e oferece vantagens consideráveis, quer aos fabricantes, como aos consumidores. Durante o processo de fabrico de queijo, alguns dos nutrientes presentes no leite são perdidos no soro (hidratos de carbono, vitaminas solúveis e minerais). Estas perdas têm consequências económicas consideráveis, no processo de transformação. A ultrafiltração é um meio eficaz para recuperar estes subprodutos que podem ser utilizados posteriormente para desenvolver outros produtos alimentares. Ao mesmo tempo o resultado é a obtenção de produtos de queijo com um maior valor nutricional, a um preço mais atractivo. Outra aplicação, no caso do queijo, é a utilização da microfiltração para eliminar microorganismos indesejados do leite utilizado na produção de queijo fresco.
 
Leite microfiltrado
 
Técnicas clássicas utilizadas para melhorar a conservação e a segurança baseiam-se no tratamento térmico, como a pasteurização e esterilização. Estas técnicas alteram algumas das propriedades sensoriais do leite, como o seu sabor, por exemplo. A microfiltração constitui uma alternativa ao tratamento térmico, na medida em que reduz a presença de bactérias e aumenta a segurança microbiológica dos produtos lácteos, ao mesmo tempo que preserva o seu sabor. O leite microfiltrado fresco mantém-se durante mais tempo que o tradicional leite fresco pasteurizado. Existem ainda novidades na tecnologia de produção de membranas, que conduzem a condições de segurança e higiene semelhantes às obtidas pela termização do leite magro a 50ºC. Este processo vai permitir a comercialização de um novo tipo de leite, que pode ser armazenado à temperatura ambiente, durante cerca de seis meses, e que terá um sabor idêntico ao do leite fresco pasteurizado.
 
Muitas vantagens
 
A aplicação desta técnica de filtração por membrana oferece uma ampla gama de vantagens tanto para o consumidor como para o produtor. Por um lado, a tecnologia de filtração representa uma forma eficaz de conseguir uma qualidade superior e uma maior segurança, sem por em causa as propriedades sensoriais essenciais do produto alimentar. Elimina os ingredientes indesejáveis, tais como os microrganismos, borras ou sedimentos, que têm um impacto negativo na qualidade, garantindo assim um produto final mais atractivo no que diz respeito à textura e com maior tempo de prateleira. Por outro lado pode encurtar algumas fases de produção e aumentar o rendimento; apresenta um elevado grau de selectividade; aumenta o nível de controlo sobre o processo produtivo e tem baixos custos energéticos.
 
O desenvolvimento das técnicas de filtração e sua distribuição ainda não está completa. O desenvolvimento contínuo de novas aplicações com base nesta técnica, e novos métodos, em particular o desenvolvimento membranas de melhor qualidade e mais duradouras, oferecem novas perspectivas nesta área.
 
Referências
  1. Thomet, A. und Gallmann, P. (2003): Neue Milchprodukte dank Membrantrenntechnik (Hrsg): FAM in: FAM – Info, April 2003, Nr. 453
  2. Eichhammer, W. (1995): Energy efficiency in industry: cross-cutting technologies, in: K. Blok, W.C. Turkenburg, W. Eichhammer, U Farinelli and T.B. Johansson, Overview of Energy RD&D Options for a Sustainable Future, European Commission DG XII, Science, Research and Development, June 1995
SOBRE O EUFIC
O European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar) é uma organização sem fins lucrativos, que fornece informação científica sobre segurança e qualidade alimentar, nutrição e saúde, aos meios de comunicação, profissionais de nutrição e saúde, educadores e líderes de opinião pública, de uma forma facilmente compreensível pelos consumidores.

Ler mais
A última actualização deste site foi efectuada em 15/07/2014
Ver todos os resultados da procura