Clique aqui para visitar a página inicial do EUFIC
Segurança E Qualidade Alimentar
Tecnologia Alimentar
Food Risk Communication
Nutrição
Saúde E Estilo De Vida
Doenças Relacionadas Com A Alimentação
Perspectivas dos consumidores
(Apenas em Inglês)
Estímulo à reflexão
(Apenas em Inglês)
Iniciativas da União Europeia
(Traduzido parcialmente)
Destaques
Balanço energético

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.



Obesidade

Food Today

Os micróbios presentes nos intestinos humanos são conhecidos por afetar a capacidade de o corpo extrair energia da alimentação e influenciar as funções do cérebro. O projeto MyNewGut, que recebe financiamento da União Europeia, visa estudar e desenvolver intervenções alimentares que poderão ajudar a prevenir a obesidade e os distúrbios comportamentais e relacionados com o estilo de vida.
A epidemia da obesidade afecta actualmente tanto os países desenvolvidos como os subdesenvolvidos. Serão as actuais recomendações para enfrentar esta epidemia fáceis de alcançar? Foi proposta uma abordagem baseada em “pequenas mudanças” para reduzir a ingestão de energia e aumentar a actividade física de forma a prevenir o ganho de peso pela população em geral.
A prevenção é amplamente reconhecida como a forma mais efectiva e de baixo-custo para combater a epidemia da obesidade, sendo que as abordagens mais promissoras, direccionadas à população e não a nível individual, se focam em mudanças políticas e ambientais e requerem respostas multi-sectoriais. Este artigo elenca iniciativas europeias dirigidas à comunidade.
FT_087_01
Apesar de algumas disparidades, nas últimas décadas, tem-se vindo a registar melhorias na saúde dos Europeus. Tendo em conta as modificações nas circunstâncias económicas é particularmente importante que as alterações no estado de saúde e nos comportamentos seja continuamente monitorizado.
FT_087_Qssugar
Os açúcares são componentes comuns das dietas modernas. Eles encontram-se numa grande variedade de alimentos e bebidas, incluindo frutas e sumo de frutas, mel, geleias, compotas e marmeladas, refrigerantes, sobremesas e outros doces. Para além de fornecerem um sabor doce e atractivo, os açúcares constituem uma fonte de energia e, por isso, os alimentos e bebidas açucaradas devem ser consumidos com moderação. Este artigo pretende dar resposta a algumas questões relacionadas com o açúcar e a saúde, à luz das mais recentes evidências científicas.
Novas pesquisas estão a colocar uma grande ênfase no alcance de um peso saudável antes e durante a gravidez. Mulheres que são obesas quando engravidam podem enfrentar riscos acrescidos à sua própria saúde, e à saúde e bem-estar futuro de seu bebé recém-nascido.
Intervenções Políticas no âmbito da alimentação saudável devem ser sistematicamente avaliadas quanto ao seu impacto, a fim de estabelecer o que funciona e o que não funciona. O projecto EATWELL (Intervenções para a promoção de hábitos alimentares saudáveis: Avaliação e Recomendações) visa identificar os sucessos, fracassos e incertezas de algumas campanhas. Os resultados deste projecto financiado pela UE Quadro 7, serão usados para proporcionar conselhos para os decisores políticos e para a criação de políticas de no âmbito da alimentação saudável de mais sucesso.
Depois de mais de 5 anos dedicados à pesquisa e desenvolvimento, a intervenção orientada para obesidade infantil para a comunidade do projecto IDEFICS, financiada pelo 6º Programa Quadro da EU, está a chegar ao fim. Diante da continuidade da epidemia da obesidade na Europa os progressos realizados devem ser mantidos para que todas as crianças possam aprender a viver de forma saudável.

Estima-se que o número de pessoas obesas na Europa está a aumentar, aumentou 3 vezes desde a década de 1980, também em países com prevalência tradicionalmente baixa. Paralelamente vivemos mais do que nunca. E com a idade o risco de excesso de peso aumenta. Então, os europeus estão realmente a ficar mais gordos? Ou estamos apenas a envelhecer? Quão grande é realmente o problema de excesso de peso? A Organização Mundial de Saúde descobriu.
Estimular crianças para a prática de exercício, criando um ambiente com bastantes espaços verdes, instalações desportivas e parques infantis pode ser um meio simples para combater a obesidade em crianças. Ao mesmo tempo, os pais têm de se certificar de que os seus filhos dormem o suficiente durante a noite. Estes são os resultados mais recentes do projecto IDEFICS (Identificação e prevenção de efeitos induzidos pela alimentação e estilo de vida, na saúde de crianças e lactentes), financiado pela Comissão Europeia.
Primeiro | Anterior | 1 / 3 | Próximo | Último | Ir para a página IR PARA
SOBRE O EUFIC
O European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar) é uma organização sem fins lucrativos, que fornece informação científica sobre segurança e qualidade alimentar, nutrição e saúde, aos meios de comunicação, profissionais de nutrição e saúde, educadores e líderes de opinião pública, de uma forma facilmente compreensível pelos consumidores.

Ler mais
A última actualização deste site foi efectuada em 20/08/2014
Ver todos os resultados da procura