Clique aqui para visitar a página inicial do EUFIC
O que é a Energia?
Tamanho da letra:

Balanço energético - Estilos de vida e Balanço energético online

 
 

O BÁSICO – HIDRATOS DE CARBONO


3. O que são hidratos de carbono?


Os hidratos de carbono são constituídos por açúcares e podem ser classificados de acordo com o número de unidades de açúcar combinados entre si, formando uma molécula. A tabela abaixo mostra os principais tipos de hidratos de carbono na alimentação.


 

CLASSIFICAÇÃO DOS HIDRATOS DE CARBONO NA ALIMENTAÇÃO
Monossacarídeos glicose, frutose e galactose
Dissacarídeos sacarose, lactose, maltose
Polióis manitol, sorbitol, maltitol
Oligossacarídeos maltodextrinas, fruto-oligossacarídeos
Polissacarídeos Amiláceos: amilose, amilopectina
Polissacarídeos Não amiláceos: celulose, pectinas, hidrocolóides

 


3.1. Açúcares


A glicose e a frutose são açúcares simples, ou monossacarídeos, e podem ser encontrados na fruta, cereais, nos produtos hortícolas e no mel. Quando dois açúcares simples se combinam, eles formam os dissacarídeos. O açúcar de mesa ou sacarose é uma combinação de glicose e frutose e ocorre naturalmente tanto na beterraba sacarina, como na cana-de-açúcar e na fruta. A lactose é o principal açúcar do leite e dos produtos lácteos e a maltose é o dissacarídeo que está presente no malte.


Os polióis são chamados de álcoois do açúcar. Eles ocorrem naturalmente, mas na sua maioria são formados industrialmente pela transformação dos açúcares. O isomalte é o poliol mais comummente utilizado e é um derivado da sacarose. Os polióis são doces e podem ser utilizados nos géneros alimentícios de forma semelhante aos açúcares, embora possam ter um efeito laxativo quando ingeridos em grandes quantidades.


3.2. Oligossacarídeos


Os oligossacarídeos são formados por 3-9 unidades de açúcar. As maltodextrinas contêm até 9 unidades de glicose, e são produzidas comercialmente por hidrólise parcial (ou quebra) do amido. O seu poder adoçante é inferior ao dos mono ou dissacarídeos. A rafinose, estaquiose e os frutooligossacarídeos encontram-se apenas em pequenas quantidades em algumas leguminosas, cereais e produtos hortícolas.


3.3. Polissacarídeos


Os Polissacarídeos são constituídos por mais de 10, ou até vários milhares, de unidades de açúcar. O amido é a principal reserva de energia dos cereais. É composto por longas cadeias de glicose em forma de grânulos, cuja forma e tamanho varia de acordo com a planta na qual está presente.


Os polissacarídeos não amiláceos são os principais componentes da fibra alimentar. Eles incluem, celulose, hemicelulose, pectinas e gomas. A celulose é o principal componente das paredes celulares da planta e é composta de vários milhares de unidades de glicose. Os componentes presentes na fibra alimentar têm diferentes estruturas e diferentes propriedades físicas.






 

   
 

Fonte: Conselho Europeu de Informacão sobre a Alimentacão

Enviar a um amigo ENVIAR A UM AMIGO
   
CS-Cestina DE-Deutsch EL-Ελληνικά EN-English ES-Español FR-Français HU-Magyar IT-Italiano PL-Polski PT-Português SK-Slovenský