Clique aqui para visitar a página inicial do EUFIC
Segurança E Qualidade Alimentar
Tecnologia Alimentar
Food Risk Communication
Nutrição
Saúde E Estilo De Vida
Doenças Relacionadas Com A Alimentação
Perspectivas dos consumidores
(Apenas em Inglês)
Estímulo à reflexão
(Apenas em Inglês)
Iniciativas da União Europeia
(Traduzido parcialmente)
Destaques
Balanço energético

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.



Manipulação De Alimentos Seguros

Informação de base

Food safety

Ler mais
Science Briefs

Proactive social media strategies can enable positive engagement with target audiences and impact government policy

Ler mais

Insights into the presence of Listeria monocytogenes in certain ready-to-eat foods

Ler mais

EFSA and ECDC release the 2011 European Union Summary Report on Zoonoses and Foodborne outbreaks

Ler mais
Ver tudo
Food Today

Como minimizar o desperdício Alimentar

Todos os dias, grandes quantidades de alimentos que poderiam ter sido consumidos (ou ter outra utilização) estão a ser desperdiçados. Como podemos tomar medidas para reduzir a quantidade de alimentos que desperdiçamos, poupar dinheiro e recursos naturais, e ajudar a garantir que alimentamos os que necessitam?

Cozinhar com um grelhador, sobre uma chama, fritar ou defumar a sua comida: Dicas para o ajudar a desfrutar da sua comida com segurança

A variedade torna a nossa alimentação interessante e agradável. Não apenas a escolha alargada de alimentos, mas também a maneira de os preparar de inúmeras formas. Ao grelhar o seu alimento sobre uma chama, fritar ou defumar o seu alimento é importante que tenha atenção a simples manipulações de alimentos e a algumas dicas culinárias. Isso fará com que a sua refeição seja agradável e segura para comer.

Controlo da Segurança Alimentar na União Europeia

Ao longo das últimas décadas uma sucessão de crises alimentares tem abalado a confiança do consumidor sobre da segurança dos produtos alimentares. Na UE estas crises alimentares foram a principal força motriz na criação da legislação de segurança alimentar e infra-estruturas, a fim de restaurar a confiança na cadeia alimentar, "do prado ao prato".

O que acontece quando cozinhamos? – compreender a formação de acrilamida

Há mais de mil anos que as pessoas usam o calor para cozinhar os alimentos. No entanto, juntamente com a formação do sabor desejado, odor e cor dos compostos, o processo de aquecimento também promove a formação de substâncias menos favoráveis. Umas destas substâncias que tem tido um interesse relevante entre os cientistas e os media, ao longo dos anos, é a acrilamida.

O projecto SAFE FOODS da União Europeia questiona os métodos actuais de análise de riscos alimentares

O modelo clássico de análise de riscos alimentares, desenvolvido nos anos 90, divide o processo de análise em três etapas: avaliação dos riscos, gestão dos riscos e comunicação dos riscos. No entanto, alguns cientistas acreditam que este modelo, e as práticas associadas a este, não satisfazem as preocupações dos consumidores, nas questões de segurança alimentar.

Recomendações sobre segurança alimentar para os viajantes

Para a maioria dos europeus, o Outono e o Inverno são os períodos ideais para explorar destinos de férias exóticos; no entanto, os viajantes devem ter algumas precauções, especialmente quando se visitam países em desenvolvimento. Um em cada três turistas fica doente devido ao consumo de alimentos contaminados ou água, a maioria deles sofrendo de diarreia do viajante. A sua incidência pode subir até 80% entre aqueles que visitam destinos de alto risco, como a Ásia, África e América Latina. Mas não se assuste, as doenças transmitidas pelos alimentos e água podem ser evitadas se tiver alguns cuidados.
Ver tudo
SOBRE O EUFIC
O European Food Information Council ou EUFIC (Conselho Europeu de Informação Alimentar) é uma organização sem fins lucrativos, que fornece informação científica sobre segurança e qualidade alimentar, nutrição e saúde, aos meios de comunicação, profissionais de nutrição e saúde, educadores e líderes de opinião pública, de uma forma facilmente compreensível pelos consumidores.

Ler mais
A última actualização deste site foi efectuada em 22/04/2014
Ver todos os resultados da procura